Inter-relação Coluna e Extremidades vivi@badif7gd27 14 de junho de 2024

Inter-relação Coluna e Extremidades

Inter-relação Coluna e Extremidades

Os distúrbios de extremidades (ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho, tornozelo) representam uma fonte comum de dor e disfunção, influenciando a qualidade de vida de muitos pacientes.

Tradicionalmente, esses distúrbios são avaliados e tratados de forma isolada, sem considerar uma possível influência de outras estruturas adjacentes, como a coluna vertebral. No entanto, estudos recentes têm fornecido informações sobre a relação entre a coluna vertebral e as extremidades.

Observar como os sintomas nas extremidades mudam em resposta a movimentos específicos da coluna cervical ou lombar, oferece pistas sobre essa relação.

Além disso, a postura do corpo e as restrições na amplitude de movimento da coluna também são indicadores importantes a serem considerados. Detectar sinais como formigamento, dormência ou queimação nos membros pode sugerir disfunções originadas na coluna.

O fisioterapeuta certificado em MDT compreende e reconhece esses indicadores e isso é fundamental para o desenvolvimento de um plano de tratamento personalizado e direcionado, levando a uma abordagem mais completa.

Agende sua consulta

Localização